domingo, 28 de março de 2010

A mesa com a familia


Através de uma pesquisa qualitativa, Letícia Casotti nos oferece em À MESA COM A FAMÍLIA uma visão abrangente das preferências, dos conflitos e mesmo das perplexidades por que passam os consumidores de alimentos brasileiros. Com um texto envolvente, sinaliza, neste estudo que teve origem em sua tese de doutorado na área de Inovação Tecnológica e Organização Industrial (ITOI), importantes pontos para serem pensados e aproveitados por empresas e profissionais ligados ao consumo de alimentos.

Dando continuidade a linha evolutiva e fazendo uma comparação com os dias de hoje, temos esse estudo baseado numa avaliação antropologica social, mostrando que não podemos analizar o alimento apenas como meio de sobrevivência, mas sim como elemento de interação social e prazer.

O prazer da alimentação parece majoritariamente ser procurado em culturas latinas, como a brasileira, enquanto que a saúde é vista como prioridade em culturas anglo-saxônicas. O termo saúde não é associado, pela maior parte da população, à sobrevivência e medo de doença e morte. A conformidade com normas culturais e a estética do corpo, importantes em culturas latinas, leva os consumidores a estabelecerem um padrão de alimentação visando o prazer e a sedução (principalmente entre as mulheres). Dessa forma, conclui-se que a condição de país latino é um fator de grande importância na determinação do modelo alimentar do povo brasileiro.

Levi-Strauss , Antropologo social, nos coloca a relação de socialização dos alimentos na sociedade moderna e enfatiza que podemos comhecer os povos pelos alimentos que ele consome. Em um dos seus livros, Cru e Cozido, ele realiza um estudo primorozo de como os alimentos dão identidade a uma cultura e a um povo.

Through a qualitative research, Leticia Casotti gives us in THE TABLE WITH THE FAMILY a comprehensive view of preferences, conflicts and even the perplexities experienced by consumers of Brazilian food. With an engaging text, signals, in this study that originated in his doctoral thesis in the area of Technological Innovation and Industrial Organization (ItoI), important points to be designed and used by companies and professionals associated with the consumption of food.
Continuing the evolutionary line and making a comparison with today, we have this study based on an assessment social anthropology, showing that we can not analyze the food only as a means of survival, but as an element of social interaction and enjoyment.

The pleasure of food seems to be sought mainly in Latin cultures, like the Brazilian, while health is seen as a priority in Anglo-Saxon cultures. The term health is not associated by most people, survival and fear of illness and death. Conformity to cultural norms and physical fitness are important in Latin cultures, leads consumers to establish a pattern of power aimed at pleasure and seduction (mainly women). Thus, it appears that a country of Latin is a major factor in determining food pattern of the Brazilian people.


Levi-Strauss, social anthropology, puts us in the relationship of socialization of food in modern society and emphasizes that people can comhecer the food it consumes. In one of his books, Raw and Cooked, it performs a primorozo study of how foods give identity to a culture and a people.

Nenhum comentário:

Postar um comentário